Cirurgia plástica, transplante capilar, estética.

A retirada das Bolas de Bichat, a bichectomia, tem como resultado um rosto mais afilado, dando um aspecto de emagrecimento da face.

As Bolas de Bichat são duas formações gordurosas que se localizam na região das bochechas e fazem parte da anatomia humana. Elas podem ser menos ou mais desenvolvidas de maneira particular em cada indivíduo, quando maiores, mais desenvolvidas, dão a impressa de um rosto arredondado e com bochechas mais salientes.

O procedimento é delicado pois as Bolas de Bichat se localizam em uma região da face rodeada por músculos e nervos, portanto exigem precisão, técnica e experiência do cirurgião para obter bons resultados. Realizamos este tipo de cirurgia há mias de 30 anos conseguindo muito bons resultados.

A cirurgia consiste na retirada total das bolas de Bichat, o nome correto da cirurgia é Bichatectomia, mas passou a ser conhecida como Bichectomia. A retirada é através de incisões feitas por dentro da boca próximas a localização das mesmas, não deixando nenhuma cicatriz aparente na pele da face.

Muita vezes podemos associar o procedimento à lipoaspiração em regiões vizinhas, quando há indicação, trazendo um resultado final ainda melhor.

É comum também a retirada das Bolas de Bichat quando realizamos lifitings faciais nessa região, nesses casos não há necessidade de fazer incisões dentro da boca pois conseguimos chegar a elas através das incisões e descolamentos necessários para o próprio lifting facial.

 

Perguntas Frequentes:

 

1- Como se comporta o pós-operatório e qual é o tempo de recuperação?

R: Logo após o procedimento um inchaço no local é perceptível, porém ele sede em cerca de uma semana, tornando-se pouco notável. De qualquer forma, o resultado definitivo se dá entre o 3º e o 6º mês, gradativamente. Em alguns casos podem aparecer equimoses (roxos) que podem permanecer pos até dez dias.

 

2- Quanto tempo para voltar as atividades normais?

R: Em torno de 3 a 7 dias, o paciente já se encontra em condições de retornar às suas atividades normais, com ressalvas apenas para o esforço físico desnecessário nos primeiros 15 dias.

 

3- Qual é o tipo de anestesia?

R: A anestesia pode ser local ou local com sedação.

 

4- Qual é o tempo de internação?

R: O tempo de internação é de 3 a 12 horas.

 

Considerações Finais

Uma boa avaliação e esclarecimentos entre médico e paciente são muito importantes para a realização de qualquer procedimento cirúrgico.

Para submeter-se a Bichectomia você será orientado a fazer os exames pré-operatórios para avaliar as suas condições físicas e seguir a orientação do seu cirurgião com cuidados pré e pós-operatórios que em muito contribuirão para um bom resultado.

Qualquer processo cirúrgico tem seus riscos, em geral estes são: irritação da região operada; infecções são extremamente raras, porém possíveis apesar de todos os cuidados; sempre existirão cicatrizes em todos os locais onde foram feitas as incisões e alguma assimetria pode acontecer, o resultado final das cicatrizes, mesmo que as suturas sejam feitas dentro da melhor técnica possível, depende muito mais do processo cicatricial de cada indivíduo e do seguimento correto das recomendações pós-cirúrgicas de seu médico.