Cirurgia plástica, transplante capilar, estética.

 

A Mastopexia Trata-se da cirurgia indicada para pacientes que desejam fazer um “lifting” de mamas ou fazer o reposicionamento das mamas que vêm a cair por problemas de flacidez, pós-gestação, emagrecimento acentuado entre outros, e não necessariamente por um tamanho exagerado das mamas, como é o caso da Mastoplastia.

As pacientes com indicação para esta cirurgia podem apresentar tecido mamário suficiente para que ao ser reposicionado resulte um tamanho que atinja as expectativas da paciente. Caso contrário, a cirurgia pode ser associada à incluso de próteses mamárias.

As cicatrizes resultante deste tipo de cirurgia circundam toda a aréola e se estendem aos seios de três possíveis maneiras: em formato de “T” invertido, conhecido também como “âncora”, em formato de um C deitado com a curva para baixo, indo da aréola em direção a axila, ou ainda e em alguns casos podemos fazer uma cicatriz em forma de I direcionado da aréola para baixo. A opção por uma ou outra será determinadas mediante avaliação de seu médico cirurgião considerando suas preferências, quando há mais de uma possiblidade.

 

 

 

Perguntas Frequentes

 

1- Como se dá o pós operatório?

R: R: Após o procedimento é colocado um sutiã especial que deve ser usado por trinta dias para ajudar a manter os seios na nova posição, não é necessário repouso absoluto, há ressalvas apenas para o esforço físico desnecessário e a movimentação dos braços deve ser limitada.

 

2- Qual é a expectativa de dor?

R: Existe um incômodo nos primeiros dias, a dor é incomum mas quando se manifesta é facilmente controlada com analgésicos convencionais.

 

3- É necessário o uso de drenos?

R: Quando não utilizamos próteses de silicone não há necessidade de drenos, caso contrário, sim.

 

4- Qual é o tempo de recuperação e retorno às atividades normais?

R: As restrições são poucas, evitando apenas esforço exagerado com os braços nos primeiros dias. É comum voltar ao trabalho e atividades normais após 4 ou 5 dias, com ressalvas apenas para o esforço físico desnecessário.

 

5- Quanto tempo para voltar as atividades físicas?

R: A partir de 10 dias a paciente pode voltar a fazer caminhadas e exercícios leves, caso tenha uma rotina de exercícios mais intensa, eles serão liberados gradativamente pelo seu médico de acordo com a sua evolução.

 

6- Qual o tipo de anestesia?

R: Peridural com sedação ou geral.

 

7- Quanto tempo de internação?

R: de 12 a 24 horas

 

8- Tenho pontos a serem retirados?

R: Normalmente não, na maioria das vezes são usados apenas pontos absorvíveis.

 

Considerações Finais

 

Uma boa avaliação e esclarecimentos entre médico e paciente são muito importantes para a realização de qualquer procedimento cirúrgico.

Para submeter-se a Mastopexia você será orientado a fazer os exames pré-operatórios, para avaliar as suas condições físicas, e a seguir a orientação de seu cirurgião quanto aos cuidados pré e pós-operatórios, que em muito contribuirão para um bom resultado.

Qualquer processo cirúrgico tem seus riscos, em geral estes são: irritação da região operada; infecções são extremamente raras, porém possíveis apesar de todos os cuidados; sempre existirão cicatrizes em todos os locais onde foram feitas as incisões e alguma assimetria pode acontecer, o resultado final das cicatrizes, mesmo que as suturas sejam feitas dentro da melhor técnica possível, depende muito mais do processo cicatricial de cada indivíduo e do seguimento correto das recomendações pós cirúrgicas de seu médico.