Cirurgia plástica, transplante capilar, estética.

A plástica de orelha de abano é indicada para corrigir a ausência das dobras cartilaginosas naturais da orelha e/ou remover o excesso de cartilagem da concha, estes são os motivos que deixam as orelhas com aparência maiores e mais abertas.

É muito comum que as orelhas de “abano” comecem a incomodar as crianças quando ingressam na pré-escola, em torno dos 5 anos.

Com esta idade as orelhas estão completamente formadas e a partir daí podem ser corrigidas pela cirurgia, já que infelizmente é comum que estas crianças passem a ser motivo de comentários desagradáveis na escola. Quanto mais cedo for corrigida tal anomalia, menos exposta fica a criança a esse tipo de comentários.

A cirurgia também pode ser realizada em adolescentes ou adultos, para os que passaram a se incomodar com as características das orelhas mais tardiamente, não há restrições de idade após a idade mínima de 5 anos.

A cicatriz da cirurgia fica na união entre a orelha e a cabeça (atrás da orelha), ficando bem disfarçada em uma prega natural da região. Em geral é uma cicatriz de muito boa qualidade pelo local onde se encontra, mas sempre lembramos que o resultado de qualquer cicatriz depende da reação própria de cada indivíduo.

 

Perguntas Frequentes

 

1- Qual é o tipo de anestesia?

R: Dependendo da idade do paciente, poderá ser escolhida a anestesia local, anestesia local com sedação ou anestesia geral.

 

2- Qual é o tempo de recuperação?

R: O paciente fica com uma atadura tipo capacete por 48 a 72 horas, deverá ocorrer um edema (inchaço) e às vezes pontos arroxeados que sumirão em torno de 10 a 15 dias após o procedimento.

Os pontos serão retirados em torno de 15 dias, neste período o resultado já é bastante notável, porém o resultado definitivo levará de 3 a 6 meses.

Recomendamos o uso de uma faixa de malha principalmente à noite, para evitar traumas durante o sono, será necessário usá-la permanentemente por 3 dias após a cirurgia, e apenas para dormir durante os 10 a 15 dias subsequentes.

 

3- Qual é o tempo de internação?

R: O tempo de internação pode durar de 6 a 12 horas.

 

4- O pós-operatório é muito dolorido?

R: O local fica sensível, são muito raras as queixas de dor e quando acontecem regridem com analgésicos comuns facilmente.

 

5- Qual é o tempo para retorno às atividades normais? E quanto aos exercícios físicos?

R: Após 2 ou 3 dias o paciente já sente apto à retornar as suas atividades normais, porém alguns se sentem constrangidos nos primeiros 8 dias em que o edema (inchaço) e as equimoses (roxos) podem ser mais aparentes. Quanto às atividades físicas, o paciente poderá retornar após uma semana a fazer exercícios moderados, como caminhadas, bicicleta, etc., aumentando a carga gradativamente.

 

Considerações Finais

 

Uma boa avaliação e esclarecimentos entre médico e paciente são muito importantes para a realização de qualquer procedimento cirúrgico.

Para submeter-se à Otoplastia há uma idade mínima de 5 anos. O(a) paciente será orientado a fazer exames pré-operatórios para avaliar suas condições físicas e a seguir a orientação de seu médico cirurgião quanto aos cuidados pré e pós-operatórios que em muito contribuirão para um bom resultado.

Qualquer processo cirúrgico tem seus riscos, em geral estes são: irritação da região operada, infecções são possíveis apesar de todos os cuidados, mas são extremamente raras, sempre existem cicatrizes em todos os locais onde foram feitas as incisões; alguma assimetria pode acontecer e as cicatrizes dependem mais do processo cicatricial de cada individuo.