Cirurgia plástica, transplante capilar, estética.

A Rinoplastia tem por objetivo obter uma melhor harmonia do nariz com a face da pessoa que por isso procura. Existem pacientes que chegam com fotografias de modelos dizendo querer um nariz igual, isso é impossível, pois o que fazemos é utilizar a estrutura que a paciente apresenta e fazemos as modificações possíveis para que obtenhamos a melhor harmonia entre o nariz e a face.
A maioria das cirurgias de nariz que fazemos sempre são executadas pela técnica que só gera cicatrizes internas, com exceção dos casos em que as narinas são muito largas e precisamos reduzi-las. Os pontos internos são absorvíveis e os externos, quando necessários são retirados no oitavo dia.

A Rinoplastia é recomendada para ambos os sexos.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

1 – Como será no pós operatório?
R: Após a cirurgia é feito um curativo com um material plástico rígido (Aquaplast) que substitui o antigo gesso e também é feito um tamponamento.
O tampão colocado nas narinas em geral é retirado após 48 horas , porem o inchaço na região ainda provoca uma certa dificuldade em respirar livremente pelo nariz por alguns dias. O curativo plástico será retirado no oitavo dia e após a sua retirada já poderá ser percebida uma mudança significante, mas ainda haverá um inchaço residual que pouco se nota, mas irá perdurar de 6 meses a 1 ano, quando o resultado pode ser considerado definitivo.

2 – Os inchaços e os hematomas (“roxos”) serão intensos?
R: Estas reações são muito individuais e vão depender da resposta de cada individuo, muitos apresentam muito pouco inchaço e hematomas, e mesmo nos casos em que estas reações são mais acentuadas elas tendem a desaparecer em torno de dez dias.

3 – Qual é a anestesia utilizada?
R: Pode ser feita com anestesia local e sedação, o paciente permanece adormecido e sem dor durante o procedimento ou pode ser feita com anestesia geral.

4 – Qual é o tempo de internação?
R: De 12 a 24 horas.

5 – Quais são os principais cuidados pós-operatórios?
R: Nos 90 dias subsequentes deve-se tomar bastante cuidado para não sofrer nenhum tipo de lesão na área. Não tomar sol por 60 dias, o sol pode contribuir para o inchaço.

6 – Quando poderei retornar às minhas atividades normais? E quanto a exercícios físicos?
R: O paciente estará apto a retornar às atividades normais no máximo dois dias após a intervenção. Porém, o paciente ficará com o curativo externo por 8 dias e também pode apresentar inchaço e roxos. Muitas vezes o paciente opta por um período maior de reclusão por estes motivos e não por alguma restrição física. Após 20 dias do procedimento o paciente pode começar a voltar a fazer exercícios físicos de maneira moderada, recuperando o seu ritmo habitual gradativamente.

 

Considerações Finais

Para submeter-se a Rinoplastia você será orientado a fazer os exames pré-operatórios para avaliar as suas condições físicas e seguir a orientação do seu cirurgião com cuidados pré e pós-operatórios que em muito contribuirão para um bom resultado.

Qualquer processo cirúrgico tem seus riscos, em geral estes são: irritação da região operada; infecções são extremamente raras, porém possíveis apesar de todos os cuidados; sempre existirão cicatrizes em todos os locais onde foram feitas as incisões e alguma assimetria pode acontecer, o resultado final das cicatrizes, mesmo que as suturas sejam feitas dentro da melhor técnica possível, depende muito mais do processo cicatricial de cada indivíduo e do seguimento correto das recomendações pós cirúrgicas de seu médico; necroses de alguns locais podem ocorrer em qualquer cirurgia, embora que muito raramente, a frequência é maior entre os fumantes.